quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Escola e Família


Na volta ás aulas uma situação bem comum aos pais e responsáveis dos alunos que iniciam no 1o. ano é procurar conhecer o/a professor/a. 

Imagem do Educar para Crescer 
Infelizmente isso não acontece com tanta frequência quando o aluno vai para a série/ano seguinte. 

A família que já conhece o ambiente escolar sabe que o filho irá passar para um próximo professor/a,  mas não faz muita questão de conhece-lo/a antes da primeira reunião. Pior nem sempre a família pode participar das reuniões. 

Então como fica essa relação Família X Escola no desempenho escolar do aluno/a?

imagem do google


Familia: Apresente-se já no primeiro dia de aula. Fale um pouco sobre essa relação da criança com a aprendizagem. Questione sobre as formas de comunicação com a escola (agenda, telefone, reuniões, etc). 

Escola: Receber  com carinho o novo aluno e sua família é muito importante. Mesmo que o professor/a já conheça a criança dos corretores ou pátio, é importante observar que ele é novo ALUNO para você e por isso aproximar-se da família e conhecer um pouco mais sobre as expectativas deles com relação ao ensino é fundamental. 

Métodos de Ensino e Lições de casa e classe deverão ser abordados já na primeira reunião. Jamais tente simplificar essas questões na porta da sala ou no portão quando os responsáveis retiram na criança na saída. Essas orientações devem ser tratadas e combinadas em reuniões. Falar sobre como a criança aprende (lembrando sobre as teorias de Piaget, Vygostysk e Emília Ferreiro) sem usar termos complicados é super vantajoso. Nessas ocasiões os pais tendem a ficar apreensivos sobre a demora na aprendizagem de seu filho e cobrar muito da criança e da escola, gerando angústia (criança) e desentendimentos(professor/a)

imagem do google

Lembre-se a aprendizagem ocorre de forma mais intensa e prazerosa para a criança que recebe o apoio da escola e da família!

Beijocas
Cris Chabes

Nenhum comentário: