terça-feira, 4 de setembro de 2012


Reunião de Pais! 
Puxa para que ir a reunião do meu filho eu já sei que ele não vai repetir de ano!
Essa tal de "Progressão Continuada" não é para isso?
Se ele não vai bem, tem reforço na escola. Se ele não conseguir aprender, vai passar assim mesmo.
Então para que acompanha-lo? 

Essa não é a opinião da maioria dos pais, mas muitos deles pensam assim e por isso nunca aparecem na escola, mesmo que sejam chamados pela direção ou coordenação.




Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno", define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo. 
Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores." 


Como você deve ter percebido, participar das reuniões de pais e mestres é muito importante para aproximar família e escola. E estas têm de se respeitar mutuamente. Se os pais criam uma relação de competitividade com a escola, alimentando o costume de falar mal dos professores, da organização do local e das mensalidades, por exemplo, é possível que a criança também passe a desrespeitar a instituição, o que pode prejudicar seu desenvolvimento escolar. A proximidade e a confiança entre escola e família, quando transmitidas aos alunos, fazem com que eles se sintam mais seguros, aprendam mais e se relacionem melhor. 

Falar de aprendizagem, dificuldades e as situações que envolvem o crescimento da criança, também é uma condição das reuniões de pais e mestres.

Abraços
Cris chabes



Nenhum comentário: