sábado, 14 de dezembro de 2013

Sexta edição da Jornada de Matemática

VI JORNADA DE MATEMÁTICA


Parabéns para nossos alunos do 5º ano B e para a Professora Claudia Anita pelo 2º lugar conquistado na VI Jornada de Matemática - DE Norte 2, com a premiação de um troféu e medalhas de prata para os alunos participantes.

              Profª. Claúdia Anita
         

A Jornada de Matemática tem como objetivo geral:
  • Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, um contexto significativo para aplicação e desenvolvimento de noções e procedimentos matemáticos, referentes aos conteúdos previstos para os anos iniciais do ensino fundamental. 
E como objetivos específicos, propiciar aos alunos situações desafiadoras que promovam o raciocínio lógico para a resolução de situações-problema que os levem a: 
  • compreender que o conhecimento e a utilização dos cálculos numéricos são um dos meios para entendimento da realidade;
  • utilizar estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações: adição, subtração,
  • multiplicação e divisão;
  • interagir com seus pares, em atividades realizadas interclasse e extraclasse, compartilhando diferentes maneiras de calcular e de buscar soluções para situações-problema;
  • ampliar o repertório sobre as diferentes maneiras de se resolver situações-problema, com estratégias numéricas ou não, aplicáveis ou não, ao cotidiano;
  • perceber que o conhecimento matemático é ferramenta e objeto de estudo para investigar questões voltadas à simples curiosidade. 
Dessa disputa, saíram três DEs da capital e três do interior como finalistas estadual da VI Jornada de Matemática.
Objetivo da Premiação
Estimular o aprendizado de matemática entre os alunos da rede estadual é objetivo da VI Jornada de Matemática, promovida pela Secretaria da Educação. Participaram da disputa equipes formadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Cada grupo contou com sete componentes escolhidos na primeira fase, em competições realizadas nas escolas para destacar seus representantes. 

Nenhum comentário: