terça-feira, 2 de outubro de 2012


Li essa reportagem no portal do G1 e hoje compartilho com vocês. Excelente texto para diferentes reflexões. 
Abraços 
Cris Chabes

Pais precisam saber que criar os filhos exige tempo e dedicação

Por esses dias, a figura materna foi muito lembrada. Entre festinhas escolares, comerciais comoventes, lágrimas e flores, comemorou-se o Dia das mães. Nessa época, é exaltada sua devoção  aos filhos, onde a criação deles ganha contornos de missão.
Passada essa data, percebe-se que o exercício da maternidade tem sido uma missão quase impossível para a maioria. Que divididas entre os afazeres domésticos e profissionais, não conseguem ter um espaço interno e tempo para orientar os filhos em suas necessidades inerentes ao desenvolvimento.
Frustam-se diante da imaturidade e dependência natural deles. Como a dificuldade em assumirem determinadas responsabilidades. Imaginam que diante de uma orientação dada uma única vez, ela será seguida para sempre. Quando não a seguem, o que é o mais comum, tomam aquilo como uma afronta pessoal, principalmente por estarem perdendo o seu tempo (que anda escasso para elas).
Um caso clássico é a tarefa escolar. A maioria se queixa de terem que sempre insistir para que os filhos a façam. Além de solicitarem a presença delas para que a executem, pois geralmente têm muitas dúvidas. Vêem a situação como uma falta de compromisso dos pequenos com as obrigações do dia a dia. Ora, é isso mesmo. A lição de casa é uma obrigação e por vezes pesada. São raras aquelas crianças que vão por livre e espontânea vontade fazê-la, sem que os pais as lembrem.
Assumir compromissos e obrigações é algo que vai sendo construído, faz parte da criação dos filhos. Como é o caso de tomar banho, escovar os dentes, ir ao inglês e ao esporte (sem reclamar) e outras tantas coisas que as crianças têm que fazer.
Mas nem sempre esse trabalho é vislumbrado quando se planeja aumentar a família. Fica a ilusão que eles vêm prontos e programados para fazer aquilo que é necessário. E que a função dos pais se resume a fazer um carinho de vez em quando e proporcionar-lhes coisas materiais. O restante eles dão conta sozinhos. No máximo, o que se tem visto muito hoje em dia, com a ajuda de uma babá.
A importância da família e dos pais reside justamente em prepará-los para a vida. Ajudando-os a criar bons hábitos (como cumprir suas obrigações), orientado-os pela vida. E não é falando uma, duas ou três vezes que as coisas acontecerão “naturalmente”.
Leva um tempo. No entanto, muitos adultos colocam que o tempo dedicado a orientar os filhos é perdido. Ainda mais que os frutos da criação proporcionada pelos pais são colhidos ao poucos, as vezes demoram a aparecer.
E uma criança é diferente da outra. Umas assumem suas responsabilidades mais rápido. Outras precisam de um suporte por mais tempo. Algumas parecem nunca assumi-las e estão sempre dependendo dos pais. Para essas últimas, a dependência pode ser a única forma que encontraram de lembrá-los do quanto precisam deles.
O certo é que criar filhos dá trabalho e exige um tempo dos pais. E é aí que reside o amor, quando eles podem abrir mão de si e de seu tempo em prol dos filhos.

Nenhum comentário: