quarta-feira, 28 de março de 2012

Hora do Lanche

Chegou a hora do intervalo.
Momento de relaxar, brincar, ir ao banheiro e comer um lanchinho para recarregar as energias e enfrentar o segundo tempo de aula. Mas que tipo de lanches "saudáveis" as crianças podem levar para esse momento?
imagens do google
Como professora observo muitos alunos levando salgadinhos, refrigerantes, bolachas,bolinhos, suco, frutas (esses dois últimos em pequena quantidade).

As nutricionistas alertam que o lanche não deve ultrapassar 15% das necessidades diárias da criança, ou seja, deve ter entre 350 calorias e 500 calorias. Esse é mais um ponto negativo para a maioria dos lanches de cantinas: por serem muito calóricos, podem tirar o apetite das crianças para as principais refeições. Para que isso não aconteça, oriente as crianças a trocar frituras por salgados assados ou sanduíches naturais, refrigerantes por sucos de frutas, doces por frutas.


A nutricionista Maria Aparecida Vieira lembra que as crianças precisam ser educadas para consumir corretamente. O lanche deve ser leve e em pequenas quantidades. Cinco bolachas recheadas, e não um pacote inteiro, são suficientes para a criança, desde que acompanhadas de um suco e uma fruta. Discuta com ela suas preferências e tente adequá-las às seguintes orientações: inclua leite e seus derivados, ricos em cálcio e excelentes fontes de proteína,  frutas de fácil consumo (pêra, maçã, banana) e sucos, que contêm vitaminas, inclua alimentos frescos e não esqueça a água. Apesar de as crianças preferirem tomar refrigerantes e sucos, que contêm muito açúcar, estimule-as a beber água sempre que estiverem com sede. Além de mais saudável, uma ida ao bebedouro é mais econômica que a compra de uma bebida na cantina

imagens do google
Segue aqui uma sugestão de cardápio para pais e filhos

SUGESTÃO 1

Suco de acerola natural de caixinha - contém vitamina C

Biscoito de aveia e mel - contém fibras
Lanche natural, com pão integral, queijo branco e cenoura ralada - contém fibras, proteínas e vitamina
Maçã - contém vitamina C

SUGESTÃO 2
Suco de laranja natural em caixinha - contém vitamina C
Pão integral, com ricota e cenoura ralada - contém fibras, proteínas e vitamina A

SUGESTÃO 3
Iogurte, sem calda e com pouco corante e adição de açucar - contém proteínas
Bolo - contém energético
Banana - contém potássio e amido

SUGESTÃO 4
Leite com achocolatado - contém cálcio
Mexirica - contém vitamina C e fibras
Erva doce cortada em palitinhos - contém fibras
Bisnaguinha com requeijão light - contém carboidratos e cálcio.


Beijocas
Cris Chabes

Nenhum comentário: