terça-feira, 18 de outubro de 2011
Prô Cris Chabes: Dia do Professor
Prô Cris Chabes: Dia do Professor: Se tivesse que nascer novamente faria um acordo com Deus: _Senhor, se possível me deixe ser professora novamente lá no Brasil, gostei da pr...
sábado, 15 de outubro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Aulas de Arte
Releitura de Obras de Tarsíla do Amaral, Van Gogh e Romero Brito.
A releitura teve como objetivo estudar a obra do artista e dar aos alunos a liberdade de criar e passar sua própria visão do quadro.
A releitura teve como objetivo estudar a obra do artista e dar aos alunos a liberdade de criar e passar sua própria visão do quadro.
sábado, 10 de setembro de 2011
Passeio da Escola ao INSTITUTO BUTANTÃ
Nossa escola fez um incrível passeio ao Instituto Butantã nos dias 08 e 09/09/11
As crianças aprenderam brincando.
Fiquem atentos as festas e passeios do Inhaúma.
Segue algumas fotos da turma

























As crianças aprenderam brincando.
Fiquem atentos as festas e passeios do Inhaúma.
Segue algumas fotos da turma






segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Série Grandes Pensadores: Jean Piaget
Frases de Jean Piaget:
“O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”
“Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino. Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental.
Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, A Linguagem e o Pensamento na Criança.
Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado de seu mestre, Édouard Claparède (1873-1940). Foi também nesse período que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de "ajustamento progressivo do saber".
Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades européias e norte-americanas. Morreu em 1980 em Genebra, na Suíça. Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar.
Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. “A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança”, diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz – um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar”, diz Lino de Macedo.
“Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino. Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel e, aos 23 anos, mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental.
Em 1924, publicou o primeiro de mais de 50 livros, A Linguagem e o Pensamento na Criança.
Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado de seu mestre, Édouard Claparède (1873-1940). Foi também nesse período que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de "ajustamento progressivo do saber".
Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades européias e norte-americanas. Morreu em 1980 em Genebra, na Suíça. Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar.
Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. “A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança”, diz Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos. Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz – um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar”, diz Lino de Macedo.
Fonte de Pesquisa: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/jean-piaget-307384.shtml
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Projeto Brinquedos e Brincadeiras
Durante o meses de setembro e outubro irei desenvolver com minha turma o Projeto Brinquedo e Brincadeiras.
Todas as etapas deste projeto ficarão disponíveis neste blog as terças feiras. Acompanhem e se quiserem participem com sugestões.
Beijocas
Cris Chabes
Justificativa e Objetivo Geral:
Hoje as crianças costumam passar muito tempo brincando com o vídeo-game, computador ou com brinquedos eletrônicos e quase não podem mais brincar na companhia dos amigos da vizinhança como seus pais faziam. Assim esse projeto busca o resgate das brincadeiras antigas com o objetivo de reviver, elaborar e realizar jogos promovendo a socialização e a interação entre as crianças, suas famílias e a comunidade local, incentivando a cooperação, o respeito e a valorização da cultura preservada na memória através dos tempos.
Estratégias:
Aguardem mais etapas!!
Todas as etapas deste projeto ficarão disponíveis neste blog as terças feiras. Acompanhem e se quiserem participem com sugestões.
Beijocas
Cris Chabes
Projeto Brinquedo e Brincadeiras
![]() |
Quadro de Ivan Cruz - imagem do Google |
Hoje as crianças costumam passar muito tempo brincando com o vídeo-game, computador ou com brinquedos eletrônicos e quase não podem mais brincar na companhia dos amigos da vizinhança como seus pais faziam. Assim esse projeto busca o resgate das brincadeiras antigas com o objetivo de reviver, elaborar e realizar jogos promovendo a socialização e a interação entre as crianças, suas famílias e a comunidade local, incentivando a cooperação, o respeito e a valorização da cultura preservada na memória através dos tempos.
Estratégias:
- Realizar uma conversa prévia sobre quais brincadeiras as crianças costumam brincar
- Observar e refletir as pinturas de Ivan Cruz, sobre brincadeiras infantis
- Pesquisar com seus familiares quais eles mais gostavam
- Promover uma manhã de "brincadeiras" onde cada familiar que puder comparecer vai contar como era sua infância e quais as brincadeiras ele e seus amigos mais gostavam
- Relembrar e registrar as brincadeiras para formar um manual
- Realizar uma exposição para a escola promovendo oficinas das brincadeiras antigas e atuais
Esta semana realizaremos a primeira e segunda estratégia. Conhecer quais as brincadeiras preferidas da turma e conhecer o pintor brasileiro Ivan Cruz que tanto retratou as brincadeiras de sua época em suas obras.
![]() |
Ivan Cruz - imagens do Google |
O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança... Leia mais em http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/
![]() |
A maioria de seus quadros retratam brincadeiras infantis. |
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Professora Genis: Trabalhando na lousa digital
Professora Genis: Trabalhando na lousa digital: "Já contei aqui sobre como funciona uma lousa digital e todos os benefícios que ela contribui para que as aulas se tornem mais atraentes. Par..."
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Faça Parte
Olá Queridos amigos, o blog Educação em Foco do qual faço parte, está a procura de novos colaboradores, se você conhece alguém ou quer fazer parte deste equipe entre em contato clicando aqui
Beijocas
Cris Chabes
Beijocas
Cris Chabes
Assinar:
Postagens (Atom)