segunda-feira, 29 de abril de 2013




Projeto Brinquedo e Brincadeiras
Quadro de Ivan Cruz - imagem do Google
Justificativa e Objetivo Geral: 

Hoje as crianças costumam passar muito tempo brincando com o vídeo-game, computador  ou com brinquedos eletrônicos e quase não podem mais brincar na companhia dos amigos da vizinhança como seus pais faziam. Assim esse projeto busca o resgate das brincadeiras antigas com o objetivo de reviver, elaborar e realizar jogos promovendo a socialização e a interação entre as crianças, suas famílias e a comunidade local, incentivando a cooperação, o respeito e a valorização da cultura preservada na memória através dos tempos.

Estratégias:

  1. Realizar uma conversa prévia sobre quais brincadeiras as crianças costumam brincar
  2. Observar e refletir as pinturas de Ivan Cruz, sobre brincadeiras infantis
  3. Pesquisar com seus familiares quais eles mais gostavam
  4. Promover uma manhã de "brincadeiras" onde cada familiar que puder comparecer vai contar como era  sua infância e quais as brincadeiras ele e seus amigos mais gostavam 
  5. Relembrar e registrar as brincadeiras para formar um manual
  6. Confecção de um brinquedo com material reciclado
  7. Realizar uma exposição para a escola promovendo oficinas das brincadeiras antigas e atuais
Esta semana realizaremos a primeira e segunda estratégia. Conhecer quais as brincadeiras preferidas da turma e conhecer o pintor brasileiro Ivan Cruz que tanto retratou as brincadeiras de sua época em suas obras.

Ivan Cruz - imagens do Google
O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança... Leia mais em http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/


A maioria de seus quadros retratam brincadeiras infantis.
Beijocas e bom trabalho
Cris Chabes



Um comentário:

Silvia RC disse...

Adorei. Uma ótima época para resgatar as brincadeiras de infância é no mês de Junho, com as festas juninas recordamos e passamos as tradições para nossos filhos e alunos. As crianças, de hoje, precisam de fatores reais de dificuldades e soluções do dia a dia para resolver seus conflitos. As brincadeiras e o relacionamento "ao vivo" também deve ser incentivado, assim as tecnologias modernas serão melhor administradas pelas crianças. Afinal as tecnologias de informação são imprescindíveis, é só saber usá-las.