quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto Reciclagem da E.E.Almirante Visconde de Inhaúma

A Professora Joice da 2a. série A trouxe para a escola este ano um inovador projeto de reciclagem. Conversando com seus alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente, reciclando os materiais, ela propôs a coleta seletiva de lixo em suas casas e na escola. 
Com o passar dos dias alguns alunos de sua classe começaram a trazer de casa alguns materiais recicláveis para jogar nos coletores da escola (garrafas Pets na lixo para plásticos, latinhas de refrigerante no lixo para alumínio e assim por diante).
Ela resolveu conversar com a diretora da escola para saber da possibilidade de uma empresa de reciclagem retirar esse material. Com a verba arrecadada poderíamos realizar uma festa para os alunos.
Aprovada a proposta, a professora orientou seus alunos a divulgarem o projeto nas outras salas de aula, "criança falando com criança" e nas reuniões pedagógicas semanais, ela comentou com os professores de outras salas sugerindo uma parceria no projeto.
Nos dias que se seguiram muitos alunos começaram a trazer sacolinhas com alguns materiais (garrafas pets, caixas de leite, papelão, caixinhas de sucos, pacotes vazios de bolacha, óleo de cozinha, etc...)
Alguns pais, vieram conversar com os professores para saber de que forma poderiam ajudar e não demorou para que além das crianças também seus pais chegassem com sacolas e caixas de material reciclável. Os comerciantes locais também passaram a contribuir com óleo usado, caixas de papelão, e outros.
O resultado foi o seguinte:

  • 1a. semana - 190kg de material e 50 litros de óleo 
  • 2a. semana - 240 kg de material e 100 litros de óleo
  • 3a. semana - 370 kg de material e 130 litros de óleo
Não sei quanto foi arrecadado na 4a. semana, só posso informar que já ultrapassamos 1 tonelada de material reciclado que não foi depositado no meio ambiente. 
Esse projeto ultrapassou as expectativas das professoras que aderiram o projeto, mas na verdade ele ultrapassou os limites dos muros da escola, pois mudou os hábitos das crianças, de suas famílias e da comunidade local.
A escola "Inhaúma" agradece a participação de todos que colaboraram com o projeto, mas o "Planeta Terra" agradece principalmente as crianças pelo carinho com que esta sendo tratado.
E o projeto continua..............
















Nenhum comentário: